"Você pode não gostar, não concordar e até se ofender com o conteúdo aqui escrito. Você pode se expressar livremente, pode argumentar e quiçá mudar a minha opinião, pois enquanto eu viver, não posso e não pretendo ser definitiva. O que você não pode é tentar me impedir de dizer o que penso. Porque, embora eu ache que estejamos muito perto da censura, ainda posso dizer o que eu penso e você ainda pode fechar a janelinha no seu computador."


terça-feira, 29 de março de 2016

Lista Negra




Resolvi escrever um pouco depois, pois estava esperando a poeira baixar e sairmos da zona do acaloramento do assunto (se bem que vivemos num momento em que as coisas não esfriarão tão cedo). Vamos ao que interessa. O PT fez uma lista negra há alguns anos. Nela continha nomes como Danilo Gentili, Marcelo Madureira e Reinaldo Azevedo. Os citados eram tidos como inimigos do governo, gente contra o povo e outras baboseiras de quem não admite opiniões contrárias. Alguns apoiaram, boicotaram, repetiram as sandices, divulgaram. Pois bem. Os mesmos que a criticaram, hoje sentem-se ofendidos pela lista de Rodrigo Constantino. Ambas as listas são lamentáveis. Ora, será que pedir coerência é muito? Se me perguntarem qual o problema do Brasil hoje, eu digo: Coerência! Coerência no discurso, coerência nas ações, coerência entre discurso e ação. Coerência esta,  que falta ao Sr. Rodrigo Constantino também. No seu livro “ Esquerda Caviar” diz que não devemos confundir a ideia, o posicionamento político com a obra. E não devemos mesmo. A obra de Chico Buarque perdeu a relevância por ele apoiar o governo? Não! Gregório Duvivier deixou de ser engraçado (eu acho) nas esquetes da Porta dos Fundos por escrever um monte de bobagens na sua coluna da Folha? Não! Marieta Severo deixou de ser uma grande atriz (ou monstro sagrado como diria Faustão)? Não! Este comportamento fascista (desta vez a palavra está sendo usada com propriedade) não nos leva a lugar algum. Esta briga de torcidas, esta gritaria histérica não nos ajuda em nada. Fazer listinha negra, é coisa de vilãzinha de Malhação (já dizia um amigo meu), é viadagem mesmo! Não existe imparcialidade, não somos robôs (exceto o Stephen Hawking). Todo mundo tem um posicionamento, mesmo que seja o posicionamento do outro. É mais fácil achar um unicórnio do que um jornalista imparcial. Claro que  você pode defender o seu ponto de vista sem ser um cretino mentiroso, como vemos boa parte da imprensa sendo, mas ainda assim cabe ao destinatário da mensagem acreditar ou não. Sou contra ideias, não contra pessoas (talvez algumas). Vamos discutir (dar uma xingadinha de vez em quando é saudável), debater, ouvir. Boicotar arte por causa de opinião é medieval, tirânico. Já escrevi isso (tantas vezes que o teclado digita automaticamente), e escreverei até não precisar mais: defender a democracia quando lhe é conveniente é fácil, difícil é defendê-la quando  a maioria pensa diferente de você!  



P.S: usei três palavras no diminutivo para mostrar o quanto eu sou fofa!
P.S² : todos os textos deste blog são escritos informalmente e por isso dispensei o uso dos parágrafos e optei pela formatação justificada.

2 comentários:

  1. Ótimo texto, aliás como todos os outros. Admiro seu ponto de vista crítico e digamos imparcial, não sendo tendenciosa entre escolher uma camisa vermelha ou verde e amarela.
    Temos cachoeiras de notícias, sejam por meios audiovisuais ou virtuais, algumas visivelmente crédulas outras não tão fácil de digerir, ficamos na dúvida se a mesma é verdade ou bases de uma conspiração.
    Vemos essas 'guerrilhas' entre mortadelas e coxinhas, pessoas da mesma pátria mas separadas por ideais ou no caso, por lavagem cerebral implantada desde que a primeira "bolsa alguma coisa" foi recebida, mas como nos tornamos assim? Simplesmente confrontamos nosso próprio sangue para defender nossa ideologia! Ambos se dizem ao lado justiça, em busca da ordem e do progresso que parece ausente nos dias atuais desde que o tal 'governo' se implantou no poder.
    Eu sou coxinha sim, não sou tão honesto como o tal Lula (já fiz download de musicas na internet), mas tenho paixão pelo verde/amarelo, pela nossa bandeira (que nunca será vermelha!) e principalmente pela Ordem e Progresso que sejam postos em prática o quanto antes, o povo precisa disso!

    PS: Coxinha de massa de mandioca e carne é muito melhor do que mortadela.
    PS²: Coxinha de massa de mandioca e frango com catupiry é melhor ainda.

    ResponderExcluir
  2. Escreveste muito bem, meu caro! Acho que está na hora de escrever um blog e expor as suas opiniões também!

    ResponderExcluir